Monday, April 23, 2012

Anacreonte



"A mim não importa a riqueza de Giges,

Senhor de Sardi,

Nem me cativa o ouro,

Nem louvo os tiranos.

A mim importa em bálsamos

Embeber a barba,

A mim importa com rosas

Coroar a fronte.

O dia de hoje me importa,

Pois quem conhece o amanhã?"




Anacreonte (em grego: Άνακρέων, na transliteração Anakréōn (Teos, 563 a.C. — Teos, 478 a.C.), foi um importante poeta lírico grego.Foi conselheiro de Polícrates, tirano de Samos. Com a morte deste em 522 a.C., partiu para Atenas, onde foi recebido por Hiparco, filho de Pisístrato. Tendo ele sido assassinado em 514 a.C., o poeta voltou para sua terra natal, onde morreu. A poesia de Anacreonte chegou até nós sob a forma de fragmentos. Cantava as musas, Dionísio e o amor. Foi muito apreciado pelos gregos, e seu estilo, posteriormente conhecido como "anacreôntico", foi muito imitado ao longo da antiguidade e do período bizantino, tendo nos chegado diversas odes anacreônticas. Segundo Clemente de Alexandria, ele foi o inventor das canções de amor.








2 comments:

Bianca said...

Belo, belo...

Unknown said...

Obrigado! :)